Geral

Governo do Piauí cria lei de inclusão digital com cursos gratuitos de tecnologia para pessoas idosas

Iniciativa é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e busca ampliar a autonomia, a inclusão social e o uso seguro das ferramentas digitais.

Por Victória Santos

25 de junho de 2026 às 13:23 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • O Governo do Piauí lançou o Programa Estadual de Inclusão Digital da Pessoa Idosa.
  • O programa visa aumentar o acesso de pessoas com 60 anos ou mais às tecnologias digitais.
  • Oficializado pela Lei nº 9.014/2026, o programa foi publicado no Diário Oficial do Estado.
  • Objetivos incluem promover autonomia, inclusão social e facilitar o acesso a serviços digitais.
  • A Secretaria de Inteligência Artificial e outros órgãos estaduais coordenarão a iniciativa.
  • Serão oferecidos cursos gratuitos de iniciação digital e segurança na internet.
  • O programa abrange serviços digitais em saúde, transporte, finanças, cultura e lazer.
  • O Governo poderá firmar parcerias com instituições de ensino e empresas para expandir o programa.
  • Destinado a pessoas com 60 anos ou mais, com inscrições e calendário a serem regulamentados.
  • Instituições como universidades e centros de convivência participarão das ações.

O Governo do Piauí instituiu o Programa Estadual de Inclusão Digital da Pessoa Idosa, iniciativa que vai ampliar o acesso de pessoas com 60 anos ou mais às tecnologias digitais. A medida foi oficializada por meio da Lei nº 9.014/2026, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25).

 Foto: Lívia FerreiraFoto: Lívia Ferreira  

O objetivo é promover mais autonomia, inclusão social e facilitar o acesso da população idosa a serviços públicos e privados oferecidos em plataformas digitais. O programa será coordenado pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), que poderá atuar em parceria com outros órgãos estaduais. 

A nova legislação prevê a oferta gratuita de cursos de iniciação digital, ensinando desde o uso básico de celulares, computadores e aplicativos até orientações para navegação segura na internet. O programa também vai incentivar o acesso a serviços digitais nas áreas de saúde, transporte, finanças, cultura e lazer.

A lei também autoriza o Poder Executivo a firmar convênios e parcerias com instituições de ensino superior, escolas técnicas, organizações sociais e empresas privadas para ampliar o alcance das atividades.

Como participar

O programa é destinado exclusivamente a pessoas com 60 anos ou mais. A lei já está em vigor, e em breve os procedimentos de inscrição e o calendário de execução das atividades ainda serão regulamentados pelo Governo do Estado.

A expectativa é que as ações sejam desenvolvidas em parceria com universidades, escolas técnicas, centros de convivência e outras instituições participantes.




Assine a Newsletter do Portal Lupa1

De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.